Eclesia ou Assembleia Popular:
Apenas nesta assembleia se sabia a verdadeira vontade da polis, uma vez que todos os cidadãos podiam participar.
Realizava-se 3 a 4 vezes por mês para tratar assuntos como: a paz, a Guerra, votar as leis, para prestar contas, etc.
Os votos eram feitos com o braço no ar mas os cidadãos podiam pedir para ser secreto.
Bulé ou Conselho dos 500:
Todos os anos eram sorteados 50 cidadãos por tribo (10x50), esses seriam os buleutas durante o decorrer desse ano.
A Bulé reunia-se diariamente e por esse motivo ficava com a maior parte do trabalho da Eclesia, a sua função principal era fazer as leis (que depois iam para a Eclesia para serem aprovadas).
Para uma melhor organização reuniam-se 50 Buleutas de cada vez, e ficam juntos durante 36 dias (não iam a casa para não serem influenciados). Todos os dias durante 36 dias um buleuta era eleito presidente e ficava guardiam das chaves dos arquivos, do tesouro da cidade e do selo de estado, no dia seguinde passava essa responsabilidade ao colega eleito evitanto desta forma a corrupção e os abusos de poder.
Arcontes:
Eram sorteado um cidadão por tribo (1x10).
Os arcontes tinham funções religiosas e juridicas, tomavam conta dos templos, organizavam grandes cerimonias religiosas e ainda tinham a seu cargo a presidência dos tribunais.
Estrategos:
Esta era o unico cargo que não era sorteado e onde não era obrigatório o mesmo número por tribo, uma vez que estes tinham de ter caracteristicas fisicas e psicologicas especificas. Eram eles que tomavam conta da marinha e do exercito.
Helieu ou Tribunal Popular:
Eram sorteados 6000 juizes todos eles com mais de 30 anos que iriam julgar a maioria dos casos, formando um juri de número variavel conforme a gravidade do caso.
Areópago:
Formado por antigos arcontes, é o unico cargo que tem duração vitalicia. Estes senhores vão julgar os crimes mais graves como o homicidio, o envenenamento, o desrespeito pelos deuses e os incêndios.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário