quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Educação

A educação era sempre de acordo com a vida futura.

Raparigas: a edução das raparigas era feita em casa, proibidas de frequentar a escola o que sabiam era-lhes ensinado por uma escrava. Toda a sua edução era feita para as preparar para casar e serem mães.

Rapazes: a partir dos 7 anos iam á escola onde aprendiam a ler e escrever (poemas de herois), aritmética, música (mestre de música) e educação fisica (ensinada pelo pedotriba). Aos 15 anos iam para os ginásios (liceus) e tinham disciplinas como a matemática, filosofia, ciência e religião.
As crianças mais ricas tinham um escravo que as ajudava nas matéria escolares chamado Pedagogo.
Mais tarde surgem os sofistas que são professores que andavam de cidade em cidade ensinando a oratória, arte de persuadir através do discurso. Ensinavam tão bem que a sua disciplina era usada mesmo quando não deveria, era tão eficaz que levava as pessoas a acreditarem no que lhes estavam a dizer mesmo quando não era verdade. Outra desvantagem era estes professores serem pagos e por isso apenas os mais ricos tinham possibilidades de ter estas aulas.
Toda a educação dos rapazes perparava-os para um futuro na vida politica.

1 comentário:

  1. Olá eu sou uma aluna do 10ºLH4 ^^
    A professora informou-nos do seu blog e eu vim espreitar, é preciso ter coragem para sair do 11º de CT para voltar ao 10º em LH.
    Está de parabéns adoro o seu blog, está bastante bem feito.
    Áh e parabéns pelo 20 ;3 eu hei de lá chegar (19.3), tenho a certeza que estes apontamentos vão dar bastante geito, e se necessitares de ajuda em algo podes falar comigo em: freedom_from_pain@hotmail.com tenho prazer em ajudar se necessário ^w^

    ResponderEliminar