quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Manifestações culturais

Existiam 3 tipos de manifestações culturais:

Os cultos civicos, que se manifestavam dentro da cidade-estado. Podiam ser em casa, em pequenos altares ou nos templos e organizadas por Arcontes.

As grandes festividades, tambem se realizavam dentro da cidade-estado em Atenas eram duas: as Panateneias e as Dionisiacas.
As panateneias eram em honra da deusa Atena e realizavam-se em Julho, era feito um véu para a Deusa e após ser colocado era feita um procissão que partia da acrópole e descia até á Ágora. Associado a esta festividade havia sempre música e eventos desportivos. Eram feitos sacrificios (matavam animais) em honra da Deusa.
As Dionisiacas eram em honra do Deus Dionisio, realizavam-se no mês de Março, haviam procissões, música, actividades desportivas e um concurso de escrita (cada pessoa concorria com 3 textos, que eram peças de teatro e foi assim que surgio o teatro).

E os Jogos Pan-Helénicos que juntavam todas as cidades-estado da Grécia, participando os melhores ateletas de cada cidade. Haviam 4 jogos:
Os istmicos, em honra do Deus Poseidon;
Os nemeus, em honra do Deus Zeus e do Deus Hercules;
Os piticos, em honra do Deus Apolo;
E os Jogos Olimpicos, em honra de Zeus.

Estes jogos tinham como principal objectivo criar laços de amizade entre os gregos. Só nesta altura é que os Helenos se apercebiam que faziam parte de uma unidade, a Grécia, que partilhavam da mesma lingua, cultura e religião.


Os Jogos Olimpicos realizavam-se de 4 em 4 anos e era considerada uma epoca de paz.
Os vencedores recebiam uma coroa de folhas de Oliveira, uma anfora de azeite, por vezes pequenas quantias em dinheiro, os seus nomes eram escritos nas colunas dos templos e eram redigidos poemas sobre eles que eram lidos de cidade em cidade por toda a Grécia.
Os ateletas jogavam nús e por isso as mulheres casadas não podiam assistir aos jogos. Era permitida a assistencia de homens tanto cidadãos como escravos ou metecos e mulheres solteiras desde que acompanhadas pelo pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário